O que fizemos na vida passada? - Sidney Fernandes

Por que nascem bebês com câncer? Ou com deficiências físicas? Ou limitações intelectuais? Essas simples perguntas remanescerão sem respostas enquanto o homem continuar imaginando o Criador de forma antropomórfica, isto é, à sua semelhança, com seus melindres e sentimento de vingança, sujeito a bajulações e ofensas, atribuindo-lhe suas mais mesquinhas vocações.
Não existem privilégios, castigos, prêmios ou maldições provindas do Absoluto, somente efeitos das causas que provocamos, ao atender ou ao desrespeitar suas leis.
Como funciona, então, a lei do mérito, considerando a perfeita justiça divina e a misericórdia que Jesus atribuiu ao Pai Criador, incompatíveis com penas eternas ou com prerrogativas inatas atribuídas aos santos?
Limitados e relativos que somos, caber-nos-á ouvir os preceitos da lógica e da razão, comparando e raciocinando por analogia, na busca de conceitos que apaziguem nossas dúvidas filosóficas.
***
Analisando dores, dons, limitações e facilidades da vida atual conseguiremos encontrar pistas que nos levem a conceber como foi nossa encarnação anterior? Essa investigação é válida e lícita? Podemos conhecer vidas pretéritas? 
Embora nem sempre, muitos têm essa recordação naturalmente, como se fosse a imagem de um sonho. Da natureza de nossas vicissitudes podemos detectar tendências instintivas que representam seguros indícios dessas reminiscências. 
Essas revelações, no entanto, somente ocorrem sob a patrocínio de espíritos superiores e sempre com finalidade útil e evolutiva, jamais por simples curiosidade. Convém estudar os defeitos anteriores? Tal análise somente será admissível se acompanhada do esforço para preveni-los ou evitá-los.
***
Patton
De onde surgiu o intrépido espírito guerreiro, a voz altiva e determinada e a fala agressiva, nem sempre agradável, de George Smith Patton Jr., oficial militar do Exército dos Estados Unidos, que serviu em várias campanhas, mas, principalmente nas do Mediterrâneo e da Europa, durante a Segunda Guerra Mundial?
De seus ancestrais, pois que nasceu em uma família de tradição militar? Pode ser, mas há inúmeras passagens em sua vida que atestam a grande influência de existências passadas na sua existência atual: 
— Lembrança de que participou da batalha entre romanos e cartagineses, ocorrida na África, 2000 anos antes; 
— a firme convicção de que esteve em Waterloo com Napoleão; 
— O depoimento da campanha realizada ao lado de Aníbal, o guerreiro cartaginês; 
— E o combate na Legião de César, contra os hunos, dentre muitos outros fatos e descrições, que reafirmam a vocação guerreira herdada do seu próprio passado. 
Belinha
Com três meses de gestação, a mãe de Belinha contraiu o vírus da zica. A criança nasceu com microcefalia, o que a impedia de andar, sentar, falar e alimentar-se naturalmente. Seu avô, eminente médico espírita carioca, procurou um amigo, também médico, que trabalha com um seleto grupo de médiuns que atende crianças deficientes do mundo inteiro.
Recebeu a informação de que, muito provavelmente, a lesão espiritual que provocou a anomalia em sua netinha Belinha teria sido originada de experiências com crianças em campos de concentração nazistas.
Eustáquia
Eustáquia, uma jovem de trinta e três anos, portadora da Síndrome de Larsen, é completamente deformada e locomove-se numa cadeira de rodas, conduzida por sua mãe. Segundo abalizado espírito protetor, suas limitações originaram-se de lesões perispirituais, provocadas pelo manuseio de instrumentos inquisitoriais. Ela teria sido, conforme informações da entidade protetora, auxiliar nas sessões de tortura da Idade Média.
Jenny foi Mary
A inglesa Jenny Cockell, que desde a infância tinha estranhos sonhos, via-se em outra época e em outro lugar. Diziam respeito a filhos de uma vida na Irlanda e a memórias confusas que, decididamente, não eram da atual existência. Depois de uma sessão de hipnose, que lhe trouxe mais detalhes de uma possível encarnação anterior, iniciou jornada em busca da sua provável família irlandesa. Obteve provas incontestáveis de que havia sido Mary Sutton, reencontrou seus filhos e confirmou todos os sonhos e recordações que tivera. Essa experiência foi registrada no filme Minha vida em outra vida.
***
Justiça Divina
Embora o sistema manco e antropomórfico criado pelos homens para conceber a justiça divina esteja completamente falido, destronado que foi pela lógica irretorquível do Espiritismo, temos que admitir sua relativa eficiência para conter, pelo menos parcialmente, os desmandos humanos.
As visões de Dante Alighieri, ilustradas por Gustavo Doré, lotaram as igrejas da época. Retrataram uma parte dos efeitos das atrocidades cometidas pelo homem contra o seu semelhante e, em última instância, contra si mesmo.
Paintball
Paintball é um jogo em que os participantes simulam batalhas, cujo objetivo é “eliminar” o “adversário”, com tiros de bolas carregadas de tinta colorida. É necessário usar uma roupa especial e máscara para proteção do corpo e do rosto. Mesmo assim, cada disparo provoca hematomas, a sensação de uma pedrada veloz, forte e ardente, além dos efeitos desastrosos da tinta, que suja até as almas dos jogadores. As marcas coloridas atingem o corpo, o rosto, a roupa e os cabelos, exigem meticulosa limpeza e é comum o jogador sair com marcas nas partes mais sensíveis do organismo. 
Perispírito
Embora a metáfora não seja perfeita, diz-nos André Luiz, em Libertação, que pensamentos, atitudes, palavras e atos criam, no corpo perispiritual, a verdadeira forma a que se acolhem. Cada crime e cada queda deixa sulcos horrendos no campo da alma, tanto quanto cada ação generosa e cada pensamento superior acrescentam beleza e perfeição à forma perispirítica. 
Arremata André Luiz, em Ação e Reação, dizendo que todo mal por nós praticado conscientemente expressa, de algum modo, lesão em nossa consciência e toda lesão dessa espécie determina distúrbio ou mutilação no organismo que nos exterioriza o modo de ser.
Mal comparando, poderíamos dizer que as ações humanas assemelham- se aos respingos do paintball ou, da mesma forma, à expansão gasosa da combustão do explosivo presente em armas de fogo, que aderem ao perispírito do agente responsável tanto pelo bem, como pelo mal, deixando ali marcas indeléveis. 
Dizem esclarecidos e inspirados médiuns videntes que as apavorantes visões do Inferno de Dante são fichinhas, isto é, insignificantes, perto dos reais estragos de que a maldade humana é capaz.
Espiritismo
Com Allan Kardec, o Espiritismo veio acabar com a boquinha dos desavisados sacerdotes que insistiam em práticas medievais, que se julgavam donos da verdade e detentores das chaves do céu e do inferno, que inescrupulosamente mercantilizavam. 
Os efeitos dos atos que cometemos são gravados, não como simples respingos ou resíduos, mas com verdadeiros ferros em brasa, em nossos perispíritos, cujas marcas não serão extraídas com um simples banho ou lavanderia. Nosso corpo perispiritual sofre proporcionalmente o mesmo impacto que provocamos em nossas vítimas.
Não estranhemos, portanto, as imagens descritas por Dante Alighieri, ilustradas por Doré e hoje confirmadas por vidências mediúnicas. O ditado bateu, levou traz realidade muito mais completa, no campo das consequências, do que a sabedoria popular atribui à vindita humana.
Todos somos herdeiros de nós mesmos, diria André Luiz. 
Triângulo mágico
Fecha-se o mágico triângulo, composto:
— Pela lei de causa e efeito;
— Pelo registro de nossas culpas no perispírito; e
— Pela reencarnação.
As máculas de nossas culpas são imediatamente registradas em nosso corpo astral, com o qual caminharemos pelos campos perispirituais e que servirá de fôrma da forma de que nos revestiremos em futuras encarnações provacionais.
***
Por que nascem bebês com câncer? Ou com deficiências físicas? Ou limitações intelectuais?
Somente o Espiritismo traz as respostas para as questões iniciais deste artigo, elucidando as origens das dores e limitações de um nascituro, que viveu e errou muitas vezes, antes desta vida, e agora recebe a divina oportunidade de reajuste de suas deficiências pretéritas.
Aqui se faz, aqui se paga?
A lei divina se aplica, não somente aqui na Terra, mas em todos os planos do universo.