Coach ou Cristão? - Sidney Fernandes

— Você é branco, negro ou cinza?

Esta pergunta foi formulada para os executivos participantes de um congresso. O conferencista queria saber se os congressistas, em tudo o que faziam, consideravam-se os melhores. Predominaram as respostas em que cada um, anonimamente, considerava-se o mais competente.

— Ninguém poderá se conformar em ser branco, nem poderá se arvorar em já ser preto. Todos somos cinzas, pois todos somos seres em formação.

— Poderemos nos transformar em pretos, isto é, nos melhores, se soubermos converter as obscuras funções potenciais que todos portamos em luzes de qualidades e de habilidades.

— A hipocrisia, a prepotência e a presunção, assim como a raiva, a intolerância e a aversão, são vícios que impedem os grandes saltos em direção ao sucesso. O medíocre de hoje poderá transformar-se no sábio de amanhã. Isso somente acontecerá, no entanto, se cada indivíduo, cônscio de suas potencialidades, transformar-se e transformar pessoas que compartilharem de sua convivência.

***

Se bem observarmos, o coach pode utilizar ferramentas para gerar mudanças de comportamento no indivíduo, com pontos similares a alguns dos princípios da Doutrina Espírita.

Senão vejamos:

EGOÍSMO

Atitudes e comportamentos voltados excessivamente para nós mesmos denotam insensibilidade. Tanto a Doutrina Espírita como muitas outras filosofias religiosas, cristãs ou não, repudiam o egocentrismo.

PROGRESSO COMUM

Ensina a Doutrina Espírita que tudo se deve fazer para chegar à perfeição e o próprio homem é um instrumento de que Deus se serve para atingir seus fins. Nosso hipotético trainer considera, como condição para o desenvolvimento, a disposição de transformar-se e transformar pessoas.

VÍCIOS

— A hipocrisia, a prepotência e a presunção, assim como a raiva, a intolerância e a aversão, são vícios que impedem os grandes saltos em direção ao sucesso, afirmou o expositor ao grupo de executivos.

Da mesma forma que essas falhas de caráter podem obstar a evolução do executivo, a definitiva evolução, a do espírito, jamais será alcançada sem que as vençamos

SOLIDARIEDADE

— Cada indivíduo deve transformar-se e transformar as pessoas que compartilhem de sua convivência.

Está implícito, nas recomendações do coach pessoal, o princípio da solidariedade. A Doutrina Espírita não faz recomendação diferente, pois tudo é solidário na natureza. O verdadeiro cidadão também é um verdadeiro cristão, que cuida do bem comum.

PRECISAMOS UNS DOS OUTROS

Assim como no mundo dos negócios há necessidade de parcerias, a evolução do espírito pressupõe que o insulamento caminha contra o progresso, na mesma proporção em que da cooperação resultam o bem comum e o crescimento individual.

NEM BOM, NEM MAU

Aproximamo-nos vertiginosamente do momento em que as regras do bom negócio serão as mesmas do homem de bem.

Não és bom, nem és mau: és triste e humano... Residem juntamente no teu peito um demônio que ruge e um deus que chora, diria Olavo Bilac em Poesias.  

***

Ainda não somos completamente bons, mas já deixamos de ser extremamente maus. Somos cinzas, isto é, estamos todos em evolução, dentro de um mesmo barco chamado Planeta Terra.

Da mesma forma que Jesus venceu todos os obstáculos para transmitir sua mensagem, hoje estamos sendo convidados à mesma compreensão geral, em benefício de uma renovada humanidade, que deverá caminhar em busca da sociedade ideal.