Até onde vai a Paciência da Espiritualidade? -Sidney Fernandes

ATÉ ONDE VAI A PACIÊNCIA DA ESPIRITUALIDADE?

-Sidney Fernandes

O trem estava lotado de trabalhadores do frigorífico. A distância era curta. De Barretos até Recebi minhas primeiras noções de vida além da morte e de justiça divina aos seis anos de idade, através de uma catequizadora católica que ia uma vez por semana à nossa escola.

A ESTAÇÃO: A estação de Barretos foi inaugurada em 1909, ainda na linha-tronco de bitola métrica da Paulista, que vinha então desde Rio Claro. Permaneceu como ponta de linha até 1926, quando a estação seguinte, Alberto Moreira, foi aberta. Em 1929, com a passagem da linha de 1,60 m, o prédio antigo foi substituído pelo atual. "Eu ia com meu pai para Barretos quase toda semana, para comprar boi para o frigorífico. Embarcávamos na Luz, lá pelas oito da noite, e chegávamos na manhã do dia seguinte a Barretos. Isto lá por volta de 1959, 60, quando eu tinha oito anos" (Alexandre Eder, junho de 1999). "Morei em Barretos entre 1961 e 1965 na casa 13 da Colonia Paulista. Meu pai era chefe substituto na escala para Amoreira, Continental, Adolfo Pinto, Colombia ePalmar. Muitas vezes o acompanhei neste trajeto. Em inicio de 1966 mudamos para Palmar, ele como chefe titular da estação" (Carlos Ronaldo Lopes, agosto de 2008). A estação serviu aos trens de passageiros até março de 1998, quando foram suprimidos pela Fepasa. Os trens que seguiam para além deBarretos foram suprimidos bem antes, no início de 1978; eles faziam o trajeto até Colombia, ida e volta, trens mistos com composição própria. Sempre foi assim até o final. Em março de 2002, os trens passaram a correr por uma variante inaugurada a leste da cidade, por onde seguem diretamente de Colina paraColombia. A variante começa logo após o antigo pátio da estação de Frigorífico e termina na estação de Barretos-nova, que fica onde a variante encontra a linha antiga, que segue para Colombia. pouco antes da estação deAmoreira. A estação antiga ainda funcionou como tal até 2003, tendo duas ou três salas reservadas para funcionários responsáveis pelas manobras dos trens de carga. A linha velha foi arrancada apenas em 2004, depois do fechamento da estação e sua reforma, que a transformou em um centro de assistência para adolescentes carentes. Logo depois, entretanto, acabou com tudo e começaram as obras de restauração: uma avenida foi construída em volta dela. Em 2008, o centro cultural foi aberto com a estação totalmente restaurada.