Insondáveis Caminhos da Cura - Sidney Fernandes

INSONDÁVEIS CAMINHOS DA CURA
Sidney Fernandes


THÉO: SIDNEY, DE ONDE SE ORIGINAM AS DOENÇAS? SOMENTE DE LESÕES ORGÂNICAS?
Doenças podem originar-se por lesão orgânica, por influência espiritual ou por ambas, pois pode acontecer que uma esteja atrelada à outra, com os mesmos sintomas, embora com causas diferentes.
THÉO: PODERIA NOS CONTAR O CASO DE MARILDA?
Desde a tenra infância, Marilda sofria desmaios.
— Quando ficar moça — diziam os antigos, referindo-se ao limiar da puberdade —, isso passará.
Não passou!
Eletroencefalograma e tratamentos neurológicos apontaram para a prescrição de medicamentos anticonvulsivos, que atenuaram, mas não curaram as crises epiléticas.
Durante as descargas das células nervosas, Marilda tinha visões, transes e uma espécie de alucinação. Via cenas que não gostava de lembrar após os desmaios, tamanho o horror que lhe causavam.
O QUE ACONTECIA COM MARILDA, DURANTE OS ATAQUES?
Quando ocorria o ataque, a vítima perdia os sentidos, não se mexia, não falava, enfim, desligava-se, e às vezes se feria, quando a queda era abrupta.
Ao começar a frequentar a universidade, os desfalecimentos continuaram. As colegas mais próximas acudiam. Quantas vezes não foram chamar um dos médicos que dava aula na mesma faculdade em busca de socorro?
APARECEU ALGUÉM PARA AJUDAR MARILDA?
Até que uma das colegas de classe, Lucila, de alma boa, condoída pela situação difícil da amiga, em um de seus momentos de plena lucidez lhe propôs tratamento complementar às terapias medicamentosas a que se submetia. Frequentadora de centro espírita, acreditava que o auxílio espiritual pudesse ajudar a amiga.
A FAMÍLIA DE MARILDA ACEITOU O TRATAMENTO ESPÍRITA?
A família de Marilda relutou muito em aceitar o auxílio oferecido. Havia ouvido falar que tais terapias espirituais vinham de ligações com o diabo e tinha receio de piorar as coisas. Até que, fracassados todos os esforços por outros meios, cederam os familiares e lá foi Marilda em busca da ajuda dos espíritos.
DIGA-ME, SIDNEY, O QUE MARILDA ESPERAVA ENCONTRAR NO CENTRO ESPÍRITA?
Ao entrar na casa espírita, surpresa, respirou aliviada. Era local despojado, limpo, iluminado, sem imagens ou rituais e ali se sentia em atmosfera de paz. Enquanto aguardava sua vez de passar pelo atendimento fraterno, ouviu uma palestra que falava de Jesus, Deus e Amor.
— Onde estava o diabo? — perguntava a si mesma.
COMO REAGIU MARILDA DIANTE DA ENTREVISTA FRATERNA DE AURORA?
Ficou encantada com a entrevista, em que simpática senhora limitou-se a lhe fazer algumas perguntas relacionadas com a sua doença, tomar seus dados e, ao fim da conversa, ficou surpresa quando Aurora, a atendente, lhe disse:
— Minha filha. Em casos mais corriqueiros, enviaríamos a ficha com o seu nome para uma equipe de vibrações. Mas por ser um caso mais urgente, vamos colocar o seu nome em nossas reuniões mediúnicas, para mobilizar uma ajuda mais específica a você. Hoje, ao deitar-se, faça sua oração habitual e peça ajuda ao Anjo Guardião. Estude e pratique o Evangelho de Jesus. Lucila, sua amiga, já habituada com os nossos recursos de ajuda, lhe dará notícias.
O QUE ACONTECEU EM SEGUIDA?
Marilda, que esperava por algum sermão de conversão para o Espiritismo e que, ao contrário, foi estimulada para retomar suas atividades religiosas, saiu do centro espírita agradecida, acompanhada da amiga.
MANIFESTOU-SE O ESPÍRITO QUE PERSEGUIA MARILDA?
Assim que a ficha da consulente chegou ao grupo mediúnico de desobsessão, na primeira comunicação da noite, manifestou-se um espírito agressivo, que se disse responsável pelos ataques desferidos contra Marilda.
— Em minha mais recente encarnação — começou o espírito —, fui apaixonado por ela e não fui correspondido. Além disso, seu desprezo foi acompanhado de calúnias, que acabou com minha vida, esmagou meus familiares e deixou-me na miséria.
Estou apenas buscando justiça.
OS ESCLARECEDORES “ESPANTARAM” O OBSESSOR?
Iniciou-se longo diálogo entre o esclarecedor e o espírito obsessor. Embora a princípio intransigente, o comunicante foi convencido de que estava acorrentado à sua vítima pelas correntes do seu ódio e que somente poderia reencontrar seus entes queridos, que o amavam, se libertasse a pobre moça. O dirigente fê-lo ver que Marilda não era mais a criatura má de velhos tempos e tinha um grande futuro pela frente, no qual auxiliaria a muitos, fazendo a eles o bem.
QUE PERGUNTA DO ESCLARECEDOR “MEXEU” COM O ESPÍRITO PERSEGUIDOR?
— Gostaria o amigo comunicante de agravar ainda mais suas responsabilidades, impedindo o progresso dessa moça?
Convencido, o obsessor capitulou e entregou suas mágoas nas mãos de Deus, percebendo que o perdão o beneficiaria mais
ainda do que à sua vítima.
ESSE CASO QUE VOCÊ NARROU É BEM INTERESSANTE. HÁ PROVAS DE SUA VERACIDADE?
Destacam-se ainda, neste caso, as informações prestadas pelo perseguidor espiritual — detalhes do transe, das alucinações
e dos medos de Marilda —, totalmente desconhecidos pelos componentes daquele grupamento mediúnico e que foram
posteriormente confirmados, como provas da autenticidade da manifestação.
MARILDA MELHOROU?
Na manhã do dia seguinte, Marilda telefonou para a amiga Lucila. Não sabia o que havia ocorrido, mas aquela fora uma das melhores noites de sono que tinha tido em sua vida. Sentia-se leve, feliz e confiante.
Marilda nunca mais desmaiou! Seu caso foi estudado e registrado pela casa espírita como mais uma manifestação da bondade divina, na libertação de uma sofredora.
A MEDICINA TERRESTRE ESTÁ PRONTA PARA A MEDICINA DA ESPIRITUALIDADE?
Faço este registro, caro leitor, com a alegria de lhe transmitir um caso real, cujos personagens tiveram naturalmente seus nomes trocados. No entanto, fico aqui pensando como a medicina terrestre, no futuro, poderá fazer muito mais pelas criaturas humanas, se ampliar seus horizontes e passar a levar em conta não somente as causas físicas, mas também as causas espirituais das enfermidades.
QUANDO ALCANÇAREMOS A CURA DEFINITIVA ?
A cura definitiva de dores e doenças somente será alcançada através da nossa renovação. Até que isso aconteça, esperamos que os novos pesquisadores deem sequência aos passos que, neste século, a ciência humana já começou a trilhar, na busca dos insondáveis caminhos da cura.