Lembre-se do Aniversariante! - Sidney Fernandes

LEMBRE-SE DO ANIVERSARIANTE!

- Sidney Fernandes


Lembro-me da chamada institucional que uma das emissoras de rádio de minha cidade criou e passou a veicular no início de um dos dezembros de minha infância:
Neste Natal, lembre-se do aniversariante!
Confesso que não entendi. Moleque vivamente interessado nas festas e presentes de fim de ano, fiquei procurando, em minha mente, quem fazia aniversário naquele mês. Justificava-se bem aquele esforço para despertar nas pessoas o verdadeiro sentido do Natal, chamando a atenção para o personagem principal da comemoração.
Convido o caro leitor à leitura destas singelas narrativas, que a seguir resumo e adapto, em mais uma tentativa de nos lembrarmos mesmo da figura do aniversariante.
-x-
JESUS MANDOU ALGUÉM
A pequena Ana Maria, de sete anos, reclamou com o avô que, mesmo sendo chamado nas orações, ele nunca aparecia.
— Filhinha, – explicou o avô bondoso – Jesus vive presente em cada pessoa que encontramos, em nossas vidas, necessitada de ajuda material ou espiritual.
Alguém bate à porta. — Ninguém não! – explica o menino da casa. — É só um mendigo pedindo esmola.
Ana Maria, porém, de olhos arregalados, encantada, informa ao avô: — Vovô, é preciso abrir a porta! Acho que Jesus ouviu a nossa conversa e mandou alguém por Ele!
A família comove-se e o chefe da casa acompanha a netinha até a porta. Espontaneamente e para surpresa de todos, a menina dirige-se ao pobre velho que batia, roupa em frangalhos, grande barba em desalinho, e pergunta:
— O senhor conhece Jesus?
— Como não, minha filha? Ele é a nossa luz... – respondeu o recém-chegado.
— Eu não falei? – completou a pequena menina, triunfante.
João Pires acolheu o inusitado visitante, entendendo a lição da noite. Depois, anotou seu nome e endereço para visitá-lo, no dia seguinte. Naquela noite a família Pires teve um culto do evangelho mais completo.
Espírito de Hilário Silva, psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, A Vida Escreve
-x-
Lembrar do aniversariante é fazer ao próximo necessitado exatamente o que faríamos para Jesus, se o encontrássemos.
-x-
O ENSINO DA LUZ
Em meio a grande tempestade, inúmeros viajantes se recolheram a enorme casarão que se assemelhava a um labirinto.
Com medo uns dos outros, cada qual se escondeu nos quartos mais internos. Vindo a noite, começaram a ocorrer inúmeros
conflitos. Um homem que por ali passava, ouvindo os alaridos e rogos de socorro, acendeu a sua candeia e passou entre os
viajantes em profundo silêncio. Bastou a sua luz para que todos percebessem os disparates que vinham fazendo e, ao mesmo
tempo, encontrassem, por si mesmos, a porta de saída para sua libertação.
Espírito de Hilário Silva, psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, A Vida Escreve
-x-
Lembrar do aniversariante é agir e pensar de tal forma que nossa presença se faça luz diante dos que conosco convivem, de tal forma que nossa presença inspire confiança, segurança, estímulo, incentivo, exemplo para que as boas obras se efetivem no local de trabalho, no lar, na sociedade, enfim, onde estivermos.
-x-
Nada contra os presentes, os enfeites, as ruas iluminadas e as festas que confraternizam as pessoas, aproximam os amigos e envolvem as famílias.
Todavia, homenagear realmente o divino aniversariante será tê-lo sempre em nossos corações. Nossa maior homenagem a Jesus será seguir os seus exemplos!