Melhor saber agora - Sidney Fernandes 

MELHOR SABER AGORA

- Sidney Fernandes 


E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições Paulo, 2 Timóteo, cap. 3, v. 12
De todas as provas, as mais penosas são as que afetam o coração.
Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo Desidério estava desconsolado.
Ouvia a palestra de Agnelo, experiente lidador da seara espírita, mas não lhe registrava o pensamento.
Ao final da reunião, Agnelo chamouo de lado e perguntou, carinhosamente:
– O que foi, meu filho? Por que essa tristeza? 
– Desta vez foi meu filho. Telefonoume e despejou um monte de impropérios.
-x-
Agnelo conhecia bem a história de Desidério. Procurara ser bom marido e bom pai durante 25 anos. E até que conseguira viver relativamente bem com a família, procurando superar as discordâncias.
Depois da aposentadoria, porém, as coisas se complicaram. Desidério recusava-se a acreditar que a redução do dinheiro para a casa pudesse ter disparado tantas celeumas. Afinal, os filhos já estavam crescidos, estavam trabalhando e poderiam suprir a diminuição dos proventos, colaborando com as despesas do lar.
Recusavam-se! Afinal, argumentavam eles, tinham sua própria vida para cuidar. Orquestraram-se filhos e esposa, exigindo que Desidério
largasse de sua vida religiosa e arranjasse um novo emprego, para manter o status familiar.
Combinara tudo direitinho com a família. Depois da sua aposentadoria passaria a se dedicar mais ao trabalho social do centrinho que frequentava.
Mas, na hora do vamos ver, a prática ficara longe do discurso.
Fiel aos seus princípios, Desidério argumentava que, mesmo com os parcos recursos da aposentadoria, ele e a esposa poderiam ter uma vida simples, porém mais dedicada às coisas de Deus. Riramse e zombaram de seus planos. E mais, convidaram-no, amistosamente, a ir
viver sua vida de apostolado longe deles.
Com o coração dilacerado, arrumou um cantinho modesto. Mesmo assim, solitário, tomava o cuidado de, mensalmente, ao receber sua
aposentadoria, dividi-la com a esposa.
Almejava paz...
Não conseguira. As exigências se sucediam. Desidério conhecia agora o outro lado de sua família: o interesse.
-x-
– Tem estudado o evangelho? – perguntou Agnelo.
– É o que mais faço – respondeu sinceramente Desidério.
– Jesus já alertou, Desidério – falou seriamente Agnelo –, quando disse que todos os que deixassem tudo em seu nome seriam amparados, mas "com perseguições" (Marcos, 10:30).
– E mais – continuou o velho Agnelo, – Santo Agostinho também falou a mesma coisa ao lembrar que "Há quem suporte com coragem a
miséria e as privações materiais, mas sucumbe ao peso dos desgostos domésticos, magoado pela ingratidão dos seus" (Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo).
– E, na minha modesta opinião, você ainda está no lucro, Desidério.
– Como assim? – estranhou Desidério, reagindo com surpresa, mas respeitando as sempre judiciosas ponderações do velho Agnelo.
– André Luiz tomou consciência dos sentimentos de seus familiares somente depois do desencarne. Lembra-se das angústias e decepções que vivenciou ao rever seu antigo lar, sem haveres, sem títulos, nem afetos? (André Luiz, Nosso Lar).
– Você está tendo a bênção de conhecer melhor sua família, ainda encarnado.
– Oriente-me, – pediu humildemente Desidério a Agnelo – por caridade!
– Siga o exemplo de André Luiz. Ele não era mais o mesmo homem de outros tempos e relevou as incompreensões de seus familiares. E a você, Desidério, nunca lhe faltaram os conselhos do Cristo e as orientações da abençoada Doutrina Espírita. Faça o mesmo...
Desidério enxugou as lágrimas, levantou a cabeça e abraçou Agnelo.
Sim, era preciso persistir, dando o testemunho do amor a Deus e ao próximo, como a si mesmo.
-x-
Para todas as situações, mesmo as mais dolorosas, a Doutrina Espírita tem explicação e consolo, revivendo os ensinamentos do Evangelho de Jesus.
Remeto o amigo leitor à leitura integral das palavras de Santo Agostinho, no Capítulo XIV, de O Evangelho Segundo o Espiritismo, cujas palavras transcrevo parcialmente:
Pode suceder também que eles (os parentes próximos) sejam completamente estranhos, separados por antipatias igualmente anteriores...
As feridas que aí recebeis hão de vos parecer meros arranhões.
Acolhei-os como a irmãos, vinde em seu auxílio, e mais tarde, no mundo espiritual, a família se felicitará por haver salvo náufragos, que a seu turno hão de salvar a outros.
Santo Agostinho, Paris, 1862