Porque, onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração. Mateus 6:21 Sidney Fernandes

Porque, onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração. Mateus 6:21
Sidney F. Fernandes


Interesse! Engendra nossos pensamentos. Direciona nossos desejos. Planeja nossas ações. Corporifica nossas atitudes.
Com séculos de antecedência, Jesus já sintetizava o móvel das motivações humanas.
O espírito já traz em sua consciência o planejamento reencarnatório. Quando toma contato com as orientações maternas, religiosas, da cultura geral, social e depois da própria vida, tudo lhe é familiar. Sabe do que estão falando. E durante algum tempo, entre a infância e a adolescência, até que se propõe sinceramente à fiel observância dessas proposições.
Libertando-se da insegurança dos verdes anos, revela-se a real personalidade: a do espírito, exatamente dentro dos seus parâmetros evolutivos. É a partir daí que começa a colocar "as mangas de fora", isto é, a mostrar efetivamente quem é e a que veio.
Bem, se já encontramos o principal obstáculo que nos mantém "patinando" na fieira das encarnações, não bastaria superá-lo e partir para o abraço com nossos espíritos protetores - que tanto trabalho têm conosco - e turbinarmos nosso ritmo evolutivo?
Claro que sim, mas, como diria um economista brasileiro, na prática a teoria é outra. Ou, no vernáculo mais acessível:falar é fácil, fazer é que são elas.
Somos quase que irresistivelmente atraídos pelos interesses do mundo, como se a vida nesta matéria fosse eterna. Eu disse “quase” porque nem tudo está perdido.
Kardec preconizou essa fragilidade de caráter. Na resposta à questão 909 de O Livro dos Espíritos observou: o que nos falta é vontade e esforço para vencer más tendências.
Então quer dizer que tenho que fugir dos interesses materiais como diabo foge da cruz?
Calma lá. Ninguém está impedido de trabalhar, ficar rico e ter patrimônios terrestres. O que não devemos é fazer das paixões materiais um fim em si. Precioso exemplo é o esforço atualmente empreendido por um dos homens mais ricos e poderosos do planeta - Bill Gates -, que vem canalizando grande parte de sua fortuna na erradicação de doenças de populações carentes.
Quando fixamos nossos objetivos e interesses somente na Terra, numa mágica, porém irreal, abstração aos interesses espirituais, estes sim definitivos e reais, abrimos nossas comportas espirituais e nos tornamos apetitosos atrativos dos planos inferiores.
Daí a perdermos mais uma encarnação é só questão de tempo.
Vamos acordar tarde demais, nas cavernas umbralinas ou nos estertores da vida, moribundos, embalados pelas enfermeiras da doença e da velhice. Nosso espírito cria obstáculos que depois não consegue transpor. Como diria minha avó, procura sarna para se coçar.
Cuidado, muito cuidado com a fixação de nossos tesouros, isto é, de nossos interesses. Ou poderemos, a exemplo do que ocorreu com o avô de André Luiz, como relatado em No Mundo Maior, acordar contando fragmentos de lama, como se fossem moedas de ouro.
Jamais nos esqueçamos dos nossos anjos guardiães. São espíritos superiores, à nossa disposição se nos dispomos a ouvir seus conselhos, amigos seguros, devotados e inseparáveis. Eles estarão tanto mais felizes quanto mais elevado esteja o nosso coração.