SESSENTA E UM ANOS DEPOIS...
Sidney Fernandes
Em 1957, Richard Simonetti teve o seu primeiro artigo editado pela FEB – Federação Espírita Brasileira. Somente doze anos mais tarde seria publicado o seu primeiro livro: Para Viver a Grande Mensagem. A princípio, editores estranharam as abordagens de Simonetti, que, já naquela época, atrevia-se a escrever sobre temas atuais, motivo de perplexidade para espíritas mais ortodoxos, como aconteceu em seu segundo livro Temas de Hoje, Problemas de Sempre.
Penso que nenhuma editora daqueles tempos imaginaria que, seis décadas mais tarde, aquele escritor principiante estaria chegando à improvável marca de sessenta e cinco livros, entre edições no Brasil e no exterior, com quase três milhões de exemplares editados.
***
Sua mais recente obra — “O Melhor é Viver! ” — aborda um tema delicado — suicídio —, sob a ótica de um Centro Espírita que passa a desenvolver atitudes não somente consoladoras, mas, também preventivas, a fim de desestimular os que pensam em colocar termo à sua vida.
Na verdade, além de outra obra específica — “Suicídio, Tudo o Que Você Precisa Saber “ —, em toda a sua bibliografia Simonetti sempre tratou do respeito à vida, a ponto de conferir a um dos seus livros o título “Uma Razão Para Viver”.
A nova visão do mundo que o Espiritismo nos proporciona é ressaltada por ele em seu novo livro, lembrando-nos da missão que cada um de nós, como espírita, traz aos patamares terrestres, a fim de deixarmos o mundo um pouco melhor do que o encontramos e voltarmos à espiritualidade um pouco melhor do que quando chegamos.
É possível receber uma carta da esposa falecida? Espíritos podem revelar que um aparente acidente foi, na verdade, proposital? Quais são os efeitos colaterais de um suicídio? Uma dedicatória do além pode salvar uma vida? O que surge primeiro:
a depressão ou a obsessão? São perguntas respondidas pelo autor com um linguajar simples, acessível e objetivo.
Tão corajoso agora quanto foi ao abordar temas considerados tabus no meio espírita, neste novo livro Simonetti não deixa de lado o trato da questão de gênero, mostrando que a sociedade caminha para o fim da dicotomia entre masculino e feminino, respeitando as opções e tendências de cada espírito encarnado.
***
A obra literária de Richard Simonetti representa, e assim se projetará no futuro, uma das mais importantes contribuições para o estudo e a prática do Espiritismo, seja no aspecto filosófico ou experimental, à luz do Evangelho ou do fenômeno mediúnico, tanto para jovens, como para os mais experientes.
Em todos os seus livros, no entanto, jamais o autor deixou de tratar da transformação moral e da responsabilidade de que devem se revestir os esforços do espírito, na gloriosa jornada reencarnatória. Praza aos céus saibamos valorizar esses grandiosos valores despertados, para que tenhamos uma existência tão produtiva e transformadora como vem sendo a de Richard Simonetti.