Reescrevendo o futuro -Sidney Fernandes

REESCREVENDO O FUTURO

Sidney Fernandes

Como será o nosso futuro? Podemos reescrever nossa vida? O que nos aguarda?

Segundo o milenar horóscopo chinês, 2022 será o ano do Tigre. Este será o momento ideal para todos aqueles que desejam esquecer o passado tempestuoso, curar suas feridas e semear um novo futuro. Com determinação e coragem será possível aperfeiçoar nosso caráter, adquirir dinamismo e entusiasmo e promover mudanças surpreendentes em nossas vidas.

Estes não são exatamente os ingredientes recomendados pela moral cristã?

Trago-lhes tocante narrativa do escritor Mario Tamassia, com lições de regeneração, humildade, solidariedade, perdão e, acima de tudo, de esperança.

O carvalho embandeirado de esperança traz a história de um homem chamado Vingo, que acabara de sair da penitenciária. No ônibus em que viajava, de Nova Iorque para a Flórida, estava um grupo de jovens alegres, em plena algazarra. Contrastando com seus companheiros de viagem, o ex-detento isolou-se num canto, demonstrando preocupação e tristeza.

Uma das jovens dele se aproximou, buscando animá-lo, e puxou conversa.

— Como é o seu nome? — perguntou a moça.

— Meu nome é Vingo.

— Você é casado?

— Na verdade não sei.

— Como assim.

Contou que havia acabado de sair de prisão. Como sabia que sua permanência na penitenciária seria longa, havia liberado sua esposa para procurar outro companheiro para protegê-la. Depois disso, nunca mais trocaram correspondências.

— Você está voltando para casa?

— Sim. Na semana passada, quando me concederam livramento condicional, escrevi novamente para minha esposa. Disse a ela que eu iria voltar. Caso ela ainda me quisesse de volta, deveria amarrar um lenço verde no grande carvalho que existe na entrada da cidade.

— Meu Deus! — disse a moça, comovida.

Imediatamente ela espalhou a notícia para os demais colegas de viagem. Quando o ônibus começou a entrar na cidade, todos se aquietaram e ficaram solidários a Vingo, na expectativa, torcendo por ele. Por fim, surgiu o frondoso carvalho. Todos estavam petrificados. De repente, o homem se levantou e de seus olhos começaram a correr grossas lágrimas. O carvalho parecia uma árvore de Natal. Havia nele vinte ou trinta lenços verdes. Era uma extraordinária mensagem de boas-vindas.

Moças e rapazes começaram a gritar, chorar e dançar dentro do ônibus.

O homem chamado Vingo desceu e foi ao reencontro da sua vida.

***

Que em 2022 nossas virtudes se destaquem. Que nossas falhas, na mesma proporção, diminuam. Persistindo nesse objetivo, alcançaremos a tão acalentada meta de renovação. A partir daí, poderemos sossegar nossos espíritos com a certeza de que, ao deixarmos este plano, encontraremos carvalhos embandeirados de esperança, com amigos da espiritualidade à nossa espera, na continuidade do nosso processo