Fé e merecimento Sidney Fernandes

FÉ E MERECIMENTO

Sidney Fernandes

Se eu tiver fé, orar com muita contrição e arrepender-me dos meus erros, não mais sofrerei?

Por murmurarmos algumas palavras ou nos submetermos a algumas privações voluntárias, não estaremos quites com a lei, nem nos eximiremos de nossas responsabilidades. As dores podem não ter cumprido a sua tarefa e talvez ainda não possam ser suprimidas

O Espiritismo resgatou a elevada concepção de Deus apresentada por Jesus: um pai amoroso, mas que também é justo. Nossas dívidas deverão ser pagas até o último ceitil, registra o apóstolo Mateus, no Evangelho de Jesus.

Todos os males, físicos, morais, emocionais ou psicológicos são efeitos de causas que provocamos. O erro provoca a ação de um bumerangue que retorna com seus efeitos indesejáveis.

Sempre? Depende do caminho que escolhemos.

Com fé — o combustível da oração —, poderemos tomar consciência, arrependermo-nos dos erros e reparar falhas cometidas.

Diz-nos a razão que, mesmo que tenhamos fé inabalável, ainda assim nem tudo poderá ser alcançado, enquanto não realizarmos a renovação interior e repararmos os males que praticamos.

Como fica a oração? De nada serve?

Ela fortalece a confiança em Deus e dá forças para suportarmos as dores que provocamos em nós mesmos. Além disso, com a nossa renovação estaremos no ponto de partida das eficazes atitudes que vão minimizar e até, eventualmente, comutar as nossas penas.

A fé que impulsiona a oração e proporciona alívio e esperança é a mesma que promove a resignação e a reparação de nossos males. É a mesma que nos fará trocar a moeda da dor pela do amor, do trabalho e da transformação interior, fórmula infalível para a autêntica redenção perante Deus.

Não estamos mais na época dos escribas e fariseus que ficaram indignados com as curas de Jesus, por sua intromissão nos negócios dos templos, que cobravam pelos favores do céu. O céu não está à venda e a única maneira de melhorar a vida é com o mérito. Com ele, tudo poderá ser alcançado.

Fé autêntica é a que aceita, resignadamente, a justiça de Deus e impulsiona o homem para a vitória contra os seus males e para a reparação de seus erros.

Quando o homem for bom, ele não terá mais doenças e dores. A fé lhe proporciona o entendimento de que somente com a sua limpeza interior ele poderá se habilitar à felicidade. Não existe fé verdadeira sem o merecimento.

Fiquemos com São Francisco de Assis:

Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado… Resignação para aceitar o que não pode ser mudado… E sabedoria para distinguir uma coisa da outra.